O concelho de Alenquer é, assumidamente, uma das zonas produtoras de vinho mais influentes do país. Por isso, o município alavancou, mais uma vez, o evento “Alma do Vinho”, decorrido, entre os dias 11 e 14 de setembro.
Trata-se já, sem dúvida alguma, um festival de projeção nacional que afirma Alenquer e as suas profundas raízes na cultura da vinha e do vinho. Ao longo das últimas edições, o Alma do Vinho recebeu em média 40 mil visitantes e proporcionou atividades e propostas, nas áreas da vitivinicultura, mas também da cultura, gastronomia, desporto e atividades de lazer.
Durante quatro dias, todos os caminhos foram dar a Alenquer, uma vila que se encontra localizada a apenas 20 minutos de Lisboa.

O Alma do Vinho, o maior festival de vinhos da região de Lisboa, hoje em dia é já considerado pelos portugueses como um festival moderno que conta, sempre, com a presença da maioria dos produtores da região e que permite que os visitantes conheçam e provem as principais referências da região.
Cartaz de excelência… Para este ano, o cartaz do Alma do Vinho foi escolhido e preparado até ao mais ínfimo pormenor. Alenquer recebeu, de forma calorosa, Buba Espinho, Daniela Mercury, os Quatro e Meia e Bárbara Bandeira.

Os festivaleiros aderiram em massa e contribuíram para o sucesso dos quatro concertos, dado que foi bem notória a relação estabelecida entre os respetivos artistas e o público. Para além dos respetivos concertos que ocorreram no Palco Alma do Vinho, também houve oportunidade para os festivaleiros usufruírem de inúmeras experiências disponíveis no recinto do evento.
A título de exemplo, a organização preparou um Programa Enoturístico, Curso de Vinhos para Totós, Prova Premium, Jantar Vínico com Alma, Prova Enogastronómica, Prova de Fogo com Alma, Provas Comentadas, Recriação Etnográfica da Adiafa com pisa de uva, Corrida das Barricas, Wine Quizz, entre outras atividades.
Curiosidades sobre o Alma do Vinho… Este ano, para além de todas as novidades descritas anteriormente, também é de salientar que o Alma do Vinho 2025 contou com uma Travel presença muito especial, Leyla Kazim, escritora e jornalista na BBC. Foi com muito entusiasmo que Leyla Kazim voltou a marcar presença no evento pelo segundo ano consecutivo.
A jornalista explicou que, em 2024, esteve pela primeira vez em Alenquer e adorou o festival. Na altura, fez um vídeo para o Instagram e para o Tik Tok, que se tornou viral e contou com 13 milhões de visualizações. “Por causa do respetivo vídeo, este ano, o Alma do Vinho, contou com a presença de pessoas oriundas de 50 países ligados a cinco continentes.
É caso para dizer que estiveram turistas provenientes de Singapura, Quénia, Nigéria, Nova Zelândia, Austrália, Brasil, Canadá, África do Sul, Estados Unidos da América, entre outros”, destacou Leyla Kazim.
O sucesso foi tal à volta da jornalista que a mesma garantiu que, em 2026, faz questão de estar novamente em Alenquer, mais propriamente no maior festival de vinhos da região de Lisboa, o Alma do Vinho.

