Dream News (DN) – Como e quando surgiu a oportunidade para criar a AURA – Fotografia e Vídeo?
Mara Costa (MC)/João Casimiro (JC) – A AURA nasceu em 2021, quando também nós – Mara e João – nos conhecemos. O nosso primeiro trabalho em conjunto foi amador e por pura diversão, envolveu um aquário enorme, um pote de mel e um perfume do Faísca McQueen. O início foi marcado por aquilo que somos na nossa base: dois meninos apaixonados e criativos que querem experimentar, testar qual é o seu caminho e os seus gostos. Testamos estilos, abordagens, formas de contar histórias. A certa altura, percebemos que, mais do que somar dois nomes, fazia sentido criar algo em conjunto, com uma identidade própria, mais profissional, mas também mais profunda. Foi aí que nasceu a AURA.
DN – Trata-se de um projeto de sonho idealizado pelos dois?
MC/JC – Foi um caminho natural, orgânico, na verdade. O nosso gosto por este tipo de expressão artística juntou-se, uma sessão levou à outra, fomos conhecendo mais pessoas e fazendo mais trabalhos. O João já andava nesta área há mais tempo e seguia sempre ligado à imagem. A Mara, por outro lado, trabalhava com desenho realista a carvão, outra arte muito íntima, mas também já fazia filmagens desde cedo com os pais, que ensinam Apicultura natural no online – fazia e faz todos os seus conteúdos. Essa é a parte bonita, até ao dia de hoje temos crescido e aprendido, cada um de nós a perceber quais são as nossas melhores competências e a perceber em conjunto os próximos passos. Agora sim, o sonho vai começar. As nossas perspetivas diferentes acabaram por se complementar. Só depois de passarmos estes anos a perceber como errar é que estamos no processo de construção de um sonho pensado e lançado pelos dois.

DN – Como definem e caracterizam a AURA – Fotografia e Vídeo?
MC/JC – A AURA é o nosso bebé, passou por todos os passos como uma pequena criança. Primeiro balançava de um pé para o outro a tentar perceber como andar, como devemos comportar-nos no mundo, em que pessoas nos podemos apoiar. Mais tarde, na fase das birras, tivemos de perceber os limites, tanto um do outro, como do nosso conhecimento e capacidade. Agora entramos numa nova fase – a AURA é agora uma equipa de criativos que expõe histórias verdadeiras, faz passar o sentimento natural, a sinceridade e o real. Pegando em pequenos detalhes e vistas amplas, queremos criar imagens de sentimentos familiares a todos os que veem o nosso trabalho. Dizemos que a nossa frase é “Dimensão de Tempo”. Isto porque, cada plano capturado mostra uma realidade de algo que eventualmente teve a sua alma, traz ao de cima assuntos que marcam a vida das pessoas.
DN – O que diferencia a AURA – Fotografia e Vídeo de outras marcas/empresas que atuam no mesmo setor?
MC/JC – O que diferencia a AURA dos restantes criativos do mesmo setor é a fusão de duas pessoas tão diferentes a criar um mesmo projeto. Apesar dos valores semelhantes, o trabalho de cada um de nós pode levar-nos a destinos completamente opostos. A nossa união traz pontos de vista únicos. Para além da nossa ligação, é a forma como nos juntamos à história das pessoas com quem trabalhamos que impacta. Acreditamos que essa conexão muda tudo: o projeto flui melhor, há mais confiança, mais abertura… queremos esta base à vista no resultado final. Não captamos só imagens, estamos a trabalhar para construir algo em conjunto com quem confia em trabalhar connosco.

DN – Que tipo de serviços são prestados pela AURA – Fotografia e Vídeo?
MC/JC – A nossa equipa faz fotografia, vídeo e drone. Temos feito um pouco de tudo ao longo do tempo, o que nos deu espaço para explorar e entender onde realmente faz sentido colocar a nossa energia. Cada vez mais, temos afinado o nosso foco. Hoje, o coração da AURA está naquilo que envolve sentimento. Estamos cada vez mais ligados a casamentos e histórias que tocam, mas também deixamos sempre espaço para projetos com empresas, especialmente quando há uma narrativa forte por trás. O que nos move é a verdade que há dentro de cada um.
DN – Relativamente à vertente da fotografia, que tipo de trabalhos realizam?
MC/JC – O nosso olhar fotográfico está cada vez mais voltado para complementar o trabalho em vídeo, que neste momento é o nosso verdadeiro foco. A fotografia continuará presente, por exemplo, em sessões individuais e de recém-nascidos, mas hoje caminha lado a lado com uma narrativa mais completa.

DN – Quando realizam, por exemplo, um casamento ou um batizado, que cuidados têm em termos de planeamento e preparação para o(s) evento(s)?
MC/JC – Cada vez mais damos valor à preparação para eventos, especialmente em casamento ou batizado. Não gostamos de clicar e encher cartões com conteúdo. Aquilo que realmente nos preenche é conhecer as pessoas com quem estamos a trabalhar. Se estivermos a falar por exemplo de um casamento, é essencial para nós conhecer a história que estamos a retratar, as pessoas que vamos acompanhar. A única forma de o nosso trabalho ter um bom resultado é se soubermos quem são as pessoas que estão do outro lado da nossa máquina.
DN – A AURA – Fotografia e Vídeo distingue- se pelos trabalhos ligados à área do vídeo… Que tipo de drone utilizam e, habitualmente, filmam que tipo de imagens?
MC/JC – O drone é realmente uma parte muito importante do nosso trabalho. Ajuda- -nos a contextualizar, e tal como gostamos de nos posicionar na vida, dá-nos a oportunidade de ver os dias e as situações de uma outra perspetiva. O nosso drone é de uma gama profissional, classificado como cinematográfico. Estamos sempre ligados à natureza. O nosso dia a dia é passado entre o nosso material de trabalho e a nossa pequenina quinta. Somos da terra e a ligação com o drone vem daí. Podemos ver a natureza ao pormenor ou como um todo, e se um de nós está no chão, com os pés bem assentes na terra e a captar detalhes, como normalmente verão a Mara a fazer, o outro está perto das nuvens com uma perspetiva única, muito provavelmente este será o João. Muito do nosso trabalho de drone é nestes moldes. É algo que nos preenche muito, tanto em fotografia como em vídeo. Complementa a narrativa que queremos passar e, na verdade, acho que nenhum de nós ficaria triste em trabalhar apenas com as vistas incríveis que captamos para os nossos projetos. O João é especialmente interessado por novas tecnologias, e o trabalho com drones é algo que queremos explorar cada vez mais.

DN – Para além de casamentos e batizados, também se destacam pelo trabalho desenvolvido com algumas marcas ligadas, por exemplo, à moda… Sentem- -se felizes por serem multifacetados?
MC/JC – É ótimo termos a abertura para trabalhar em projetos com objetivos muito diferentes, de uma outra forma não teríamos conhecido pessoas tão especiais como as que nos cruzamos até agora. É bom, muitas vezes, até para não ser um trabalho monótono. No entanto, quando nos dividimos sentimos que podemos não estar a dar o nosso melhor. Quatro braços e quatro olhos funcionam melhor que dois! O facto de sermos multifacetados vem do nosso processo de crescimento, de aprendermos aquilo que mais gostamos, explorar as oportunidades que nos são apresentadas. Iremos continuar a fazer parte de vários projetos em diferentes áreas, mas cada vez mais a seguir um caminho com uma linha guia melhor definida. Como indica o nosso nome, queremos que as pessoas sintam a envolvência de cada projeto além das imagens apresentadas. Queremos que a AURA seja um sentimento e não uma marca – uma equipa coesa. E neste momento, sim, somos felizes, a dar estes passos.

DN – Quem quiser trabalhar com a AURA – Fotografia e Vídeo, como deve proceder?
MC/JC – Estamos deste lado através dos nossos contactos, e-mail ou telemóvel, ansiosos por falar com quem quiser trabalhar connosco. Queremos conhecer novas pessoas, novas histórias e encorajamos qualquer pessoa a vir falar connosco.
DN – Qual é o balanço que fazem da AURA – Fotografia e Vídeo até ao momento? O que perspetivam para o futuro?
MC/JC – A linha de crescimento da AURA tem tido os seus altos e baixos, como todos nós. Felizmente, o movimento da mesma continua a ser positivo! Ao longo do nosso percurso, tivemos o privilégio de contar histórias que nos marcaram profundamente e construir relações genuínas com aqueles que depositaram em nós a sua confiança. No nosso futuro breve podem esperar mais conteúdo de vídeo, mais histórias bonitas a serem contadas e projetos cada vez mais alinhados com os nossos valores que apoiam a natureza e o amor. Também nos vão começar a ver nos vossos eventos de uma forma diferente, mas essas novidades sairão no tempo certo!

