Dream News (DN) – Como e quando ocorreu a ideia e a oportunidade para se tornar Hipnoterapeuta Transpessoal e Regressiva?
Sara Silva (SS) – A ideia surgiu de forma muito natural. Eu já era terapeuta de Reiki, mas sentia que para muitas situações que chegavam até mim precisava de mais ferramentas e comecei à procura de alguma terapia que me fizesse sentido e, acima de tudo, respondesse às necessidades de quem me procurava. Nesse momento, encontrei a Hipnoterapia e ao explorá-la percebi o enorme potencial e poder de transformação que esta terapia oferece a quem a utiliza e decidi investir em várias certificações nessa área.
DN – O que mais a fascina nestas duas áreas? É apaixonada por Reiki?
SS – O que mais me fascina é a forma como a nossa mente guarda memórias profundas e como, através da Hipnoterapia, conseguimos ressignificar experiências e desbloquear emoções. O Reiki complementa este trabalho: é uma energia suave, e extremamente poderosa, a verdadeira energia do AMOR, que atua no equilíbrio físico, mental e espiritual. E eu sou profundamente apaixonada pelo Reiki, foi das primeiras formações que fiz na área das terapias e é a que me continua a acompanhar desde sempre.
DN – O gosto pelo Reiki surgiu de forma natural ou sentiu que poderia ser o “caminho” para ajudar outras pessoas?
SS – Desde muito cedo que sempre tive uma enorme curiosidade por terapias. Muito também como uma forma de me ajudar a lidar com os desafios que tive na minha vida. A necessidade de responder aos porquês da vida e a consciência que nós não somos apenas o que os nossos olhos vêem. Desde o meu primeiro nível de Reiki até começar a exercer enquanto terapeuta, passaram mais de 10 anos e esse tempo serviu para me formar em várias áreas, para amadurecer e, acima de tudo, para encontrar o meu método de terapia e consulta. Com alguns receios, mas com a certeza de que este era o caminho comecei em 2018 a fazer consultas. Em 2019 integrei o espaço Raizen, na Lourinhã e, desde então, trabalho a tempo inteiro em terapias. Dividindo- me entre a Raizen e a Naturale. O Reiki mostrou-se o início e o durante perfeito entre a minha intuição e a vontade de ajudar.

DN – Quais são as mais valias e vantagens que podem ser retiradas de uma sessão de Reiki?
SS – Eu costumo dizer aos meus clientes que aquele é o momento em que eles se oferecem um presente a si próprios. O Reiki ajuda a libertar tensões, a reduzir ansiedade, a equilibrar os chakras, proporciona-nos um equilibro completo e uma leveza que se sente. É uma prática que proporciona bem-estar imediato, mas também trabalha em profundidade, trazendo clareza mental, paz interior e mais vitalidade no dia a dia. Muitos clientes chegam com ansiedade ou insónias e, após algumas sessões, relatam uma sensação de paz e clareza que não tinham há anos.
DN – É fácil ou complexo ser Hipnoterapeuta Transpessoal e Regressiva? Sente que as pessoas procuram cada vez mais ajuda nestas áreas?
SS – Não é um caminho simples, porque exige dedicação, estudo constante e muita responsabilidade. Mas é profundamente gratificante. Cada pessoa é única e cada processo terapêutico também o é. Sinto que hoje as pessoas estão mais abertas a procurar terapias complementares, seja pela eficácia, seja porque procuram alternativas para além da medicina convencional. Estamos mais despertos para o nosso ser como um todo e não apenas como o nosso corpo físico.

DN – Recentemente inaugurou o espaço Naturale Crystals & CO… Foi um sonho que se tornou realidade?
SS – Sem dúvida, foi a concretização de um sonho. Sempre imaginei ter um espaço onde pudesse unir cristais, terapias e um ambiente acolhedor. A Naturale Crystals & Co. nasceu desse desejo e ainda que eu seja a cara do espaço foi um projeto criado e desenvolvido por mim e pelo meu companheiro de vida e de lutas. E, neste momento, a Naturale é um espaço de partilha e transformação, onde cada detalhe foi pensado ao pormenor e onde a energia encontra a beleza e a tranquilidade.
DN – Que tipo de serviços tem à disposição das pessoas no Naturale Crystals & CO?
SS – Além da venda de cristais, neste momento temos consultas de Reiki, Hipnoterapia, Naturopatia e Cristaloterapia. Muito em breve teremos também meditação e yoga. Este espaço foi pensado para quem procura equilíbrio, bem-estar e tranquilidade.

DN – No Naturale Crystals & CO existem cristais para todos os gostos e necessidades… O que a motivou para apostar na diversidade de cristais existentes no espaço?
SS – Bom, quando gostamos tanto de cristais como eu fica difícil conseguirmos escolher, pois todos eles são lindos e cada um deles transmite uma energia única. Cerca de 80% dos cristais que temos na Naturale foram escolhidos por mim e pelo meu marido pessoalmente e isso faz a diferença na energia que eles transmitem. Daí que faça questão que cada cliente que vem à Naturale possa tocar nos cristais e sentir qual é aquele que vibra com a sua energia, pois acredito que cada pessoa se conecta de forma especial com uma pedra específica. Quanto mais diversidade oferecemos, mais fácil é para cada cliente encontrar “o seu cristal”, aquele que vibra em sintonia com a sua energia e necessidade do momento.
DN – Que cristais tem à disposição dos clientes? Quais são os mais procurados e porquê?
SS – Temos inúmeros cristais, por exemplo: temos quartzo rosa, ametista, pedra da lua, cornalina, turmalina negra, selenite, pirite, entre muitos outros. Os mais procurados são o quartzo rosa (para amor e equilíbrio emocional), a turmalina negra (proteção energética) e a ametista (calma e espiritualidade). Estes cristais são de alguma forma “universais” e facilmente as pessoas reconhecem as suas propriedades.

DN – A energia dos cristais é “mágica”? Quem adquire cristais deve ter algum tipo de cuidado?
SS – Diria que é uma energia natural, e sim, podemos dizer que é mágica, no sentido de ser realmente especial. Os cristais armazenam e emanam energia, e quando trabalhados com intenção podem ter efeitos muito poderosos. É muito especial quando as pessoas escolhem um cristal e dizem: “É este!” e vemos que realmente sentiram a energia do cristal. Quanto aos cuidados recomendo sempre cuidados simples: limpar e energizar as pedras regularmente, e usá-las com respeito e consciência. Acima de tudo devemos colocar sempre a intenção naquilo que queremos que aquele cristal específico traga para a nossa vida.
DN – Sente-se realizada por ter um projeto ligado às energias? Qual é o balanço que faz da existência do Naturale Crystals & CO e o que gostaria de concretizar brevemente?
SS – Sinto-me muito realizada, sim. Neste momento, a Naturale ainda é muito recente e o balanço é extremamente positivo: vejo pessoas a encontrar bem-estar e transformação através do nosso espaço, e isso dá-me motivação para continuar. Quem nos visita sente-se bem, acolhido e gosta e da energia do espaço e isso é recompensador. No futuro, gostaria de expandir o projeto com mais terapias e conseguir que os cristais e a sua energia façam cada vez mais parte da vida e da casa de todos.
